ESCRITÓRIO

(21) 99722-7999

LÉO

(21) 97959-7999

Email

contato@rioplantas.com.br

Coqueiro de Jardim: Espécies, Como Cuidar e Fotos Inspiradoras

Se você deseja valorizar ainda mais o paisagismo da sua área externa deve considerar a presença de um coqueiro de jardim. Isso porque, o coqueiro de jardim além de se harmonizar facilmente com as demais espécies presentes no quintal, ele também traz elegância para o ambiente.

Logo, se você pretende incluir um lindo coqueiro de jardim na sua casa, escritório ou espaço comercial, saiba que veio ao lugar certo! Nesse post, você vai conhecer os principias tipos de coqueiros de jardim e aprender dicas de cultivo. Confira e se inspire em diversos projetos paisagísticos!

 O coqueiro de jardim complementa o projeto paisagístico com as bromélias. Projeto por Adriana Beria

Coqueiro de jardim: Traga beleza e elegância para a área externa

Os coqueiros, assim como, as palmeiras pertencem a família das arecáceas e são extremamente populares em nosso país. Isso acontece, pois o clima tropical que se faz presente em nosso território favorece o desenvolvimento saudável dessas espécies.

Mas, afinal, coqueiro e palmeira é a mesma coisa? Não! O coqueiro por si só se trata daquela espécie de planta que produz o fruto chamado coco. Já as palmeiras são as demais espécies pertencentes a família das arecáceas, que não produzem o fruto coco. Mas, por que a confusão? Pois, com o passar dos anos muitas pessoas começaram a usar o termo “coqueiros de jardim” para algumas palmeiras.

Invista em uma iluminação especial para o coqueiro de jardim. Fonte: Stemmer Rodrigues

Conheça os principais tipos de coqueiros para jardim

Na natureza é possível encontrar diferentes tipos de coqueiros para jardim, no entanto, quaisquer que sejam as espécies escolhidas, saiba que dois fatores precisam sempre ser levados em consideração para que a planta se desenvolva de forma saudável: muita luminosidade e boa qualidade do solo. Ciente disso, conheça abaixo os principais tipos de coqueiro de jardim que podem decorar seu espaço.

Areca-bambu

A Areca-bambu é considerada uma das espécies de coqueiro de jardim mais popular. É classificada como uma planta de porte médio – grande, uma vez que sua folhagem pode atingir até 10 metros de altura. Apesar de crescer lentamente, a areca-bambu se desenvolve de forma saudável tanto em sol pleno como em meia sombra, tornando-se uma ótima alternativa para aqueles que desejam decorar fachadas de casas e canteiros.

O coqueiro de jardim da espécie areca bambu não é uma indicada para ambientes com ar condicionado. Fonte: Pinterest

Leque

A palmeira leque, também conhecida como Licuala grandis, se trata de uma planta muito famosa por suas folhas grandes, plissadas e com bordas denteada que se assemelham e muito a um leque grande, por isso o seu nome. A palmeira leque é versátil e pode ser cultivada em ambientes internos e externos. Na decoração interna, os vasos com palmeira leque ficam lindos sala de jantar e sala de estar, porém vale a pena combinar o vaso com o restante do ambiente, ok?

O coqueiro de jardim da espécie leque decora essa varanda ampla. Fonte: Pinterest

Ráfia

Originária da china, a palmeira Ráfia além de muito resistente, ter crescimento lento e demandar poucos cuidados, apresenta porte pequeno, o que por sua vez facilita o seu cultivo em vasos e jardins internos. Logo, se você está a procura de uma espécie de coqueiro de jardim para complementar a decoração do seu jardim de inverno, a palmeira ráfia pode se tornar uma ótima opção.

Há quem misture a palmeira ráfia com outras espécies de palmeira. Fonte: Pinterest

Palmeira-das-canárias

A palmeira-das-canárias além de compor graciosamente jardins residenciais e comerciais, ela também pode ser encontrada em praças e parques. Isso porque, a palmeira-das-canárias se trata de uma espécie de porte alto, uma vez que suas folhagens podem alcançar até 16 metros de altura.

A palmeira-das-canárias se trata de um coqueiro de jardim de porte alto. Fonte: Cristina Braga

Espécie de coqueiros para jardim: Escolha o tamanho certo para o seu canteiro

Seja para compor uma área interna ou externa, uma coisa é certa: dentro de um projeto paisagístico a harmonização das plantas é fundamental. Por isso, antes de definir quais coqueiros irão fazer parte do seu projeto é importante ficar atento quanto a particularidade de cada espécie como luminosidade, qualidade do solo, rega e crescimento.

  • Coqueiro de jardim pequeno: o coqueiro de jardim pequeno pode compor áreas externas e internas de uma casa, escritório os espaço comercial. Afinal, podem ser cultivado tanto em quintais com espaços reduzidos como em vasos de plantas.

Na decoração interna, o coqueiro de jardim pequeno pode complementar a decoração da sala de estar, sala de jantar e até varandas. Na sala de estar, por exemplo, o coqueiro de jardim pode ficar posicionado ao lado do rack ou painel para TV. Já na sala de jantar, ele pode ficar ao lado do aparador ou buffet.

Coqueiro de jardim da espécie areca-bambu no apartamento. Fonte: Pinterest
  • Coqueiro de jardim grande: o coqueiro de jardim grande é perfeito para compor áreas externas amplas e fachadas de casa com pé direito alto. Por isso, nos centros urbanos esses tipos de coqueiros acabam não sendo encontrados com muita facilidade. Já em áreas rurais, chácaras, sítios e fazendas os proprietários usam e abusam dessas espécies, cultivando-as em diferentes áreas do imóvel.

Na decoração externa, o coqueiro de jardim pequeno pode valorizar a decoração da fachada de casa pequena ou até mesmo formar uma linda composição rente ao muro. Na área de piscina, por exemplo, o coqueiro de jardim pode trazer frescor para os dias quentes.

O coqueiro de jardim plantado próximo à piscina traz frescor para os dias quentes. Fonte: Ruschel Arquitetura

Coqueiro de jardim em vaso

Como podemos perceber cultivar coqueiro de jardim em vaso tem se tornando uma prática cada vez mais recorrente. No entanto, vale destacar que o cultivo não pode ser feito em qualquer vaso de planta. É preciso estar atento quanto ao tamanho do recipiente que irá acomodar o seu coqueiro, pois o mesmo deve apresentar o espaço necessário para que a planta se desenvolva de forma saudável.

Por esse motivo, antes de investir em qualquer modelo de vaso procure pesquisar melhor sobre a espécie de coqueiro que pretende cultivar no ambiente. Avaliando informações específicas de crescimento, adubação e rega.

Coqueiro de jardim em vaso criativo decora o ambiente. Fonte: Pinterest

Como cuidar do coqueiro de jardim

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é difícil cuidar do coqueiro de jardim. Contudo, alguns cuidados e dicas devem ser levados em consideração para que sua planta se desenvolva de forma saudável, começando pelas ferramentas de jardinagem certas. Mas, afinal, como cuidar do coqueiro de jardim?

Confira 6 dicas práticas de como cuidar do coqueiro de jardim

  1. Escolha a espécie de coqueiro de jardim mais adequada ao seu projeto, afinal, há muitas opções disponíveis;
  2. Dependendo do tamanho do projeto, conte com a ajuda de um profissional paisagista para definir qual a melhor espécie de coqueiro;
  3. Avalie o local de plantio e verifique se a área apresenta boa luminosidade;
  4. Com o auxílio de uma mangueira, procure regar o coqueiro de jardim a cada dois dias;
  5. Com ajuda de uma pá, enriqueça o solo com húmus a cada seis meses;
  6. Realize podas sempre que necessário.
A presença do coqueiro de jardim traz charme para a fachada da casa. Fonte: Ruschel Arquitetura
POR NATHALIA INSON

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

CONVERSAR NO WHATSAPP