Se você ama cuidar de flores, dentre elas as minis orquídeas, hoje, iremos te mostrar como fazer isso. São dicas simples de como cuidar de mini orquídeas, porém, farão a diferença na hora de aplicar aí em sua casa.
A mini orquídea é uma flor rara, exótica e de aspecto bonito. Ela é muito escolhida principalmente para decorar os ambientes. Seu tamanho varia de 5 mm até alguns cm, de acordo com um artigo produzido pela Wikipédia. Mesmo que existam várias espécies dessa flor, as formas como cuidar de mini orquídeas são bem parecidas.
Cuidados com sua mini orquídea
Se desejar, você pode cultivar sua orquídea dentro de casa, afinal, pelo seu tamanho ela ocupa pouco espaço. Por isso, muitas pessoas até preferem deixá-las no lado interno e fazer parte da decoração. No entanto, seja dentro ou fora, os cuidados serão os mesmos.
Deixe a longe do sol
As minis orquídeas não se adaptam bem ao contato direto da luz solar e nem na escuridão total, ela prefere a meia-sombra. A escolha de um ambiente com luz natural, como próximo a uma janela, onde o sol incide diretamente somente pela manhã é o ideal.
Portanto, se for difícil encontrar um local dentro de casa, você pode colocar a planta para um banho de sol pelo menos uma vez ao dia por duas horas. Siga essa dica de como cuidar de mini orquídeas e já verá resultado na sua flor.
Cuidado com a temperatura
As mini orquídeas preferem o clima mais tropical, o mais indicado são temperaturas entre 18 e 29º C. Nesse sentido, você não deve deixar a sua mini orquídea próximo a fontes de calor ou muito aquecidos como fogão, lareiras ou aquecedores. Um local arejado e úmido é o ideal para sua mini orquídea se manter bonita e em floração por mais tempo.
Escolher um vaso e regar estão entre as dicas de como cuidar de mini orquídeas
Além do ambiente mais úmido, é importante que você saiba a forma correta de regar a sua mini orquídea. Afinal, ela é uma planta que necessita de água para se manter. Portanto, regue sua mini orquídea apenas uma vez por semana e será suficiente, em locais mais quentes você deve apenas observar se o substrato está muito seco. Lembre-se que o excesso de água é mais danoso que a falta dela.
Outra dica importante de como cuidar de mini orquídeas é o tipo de vaso que você irá plantar ou manter a sua planta. O ideal é o de barro, pois ele absorve melhor o líquido. Se for de plástico ou outro material, tenha em mente que eles devem drenar bem a água usada para regar e o tamanho do vaso deve ser um pouco maior que a planta.
Como cuidar de mini orquídeas: poda e fertilize sua flor
Para a poda, você pode fazer a medida que a flor estiver crescendo, faça cortes pontuais acima do segundo nó do caule. Escolha um adubo ideal para o tipo de planta e aplique em sua mini orquídea pelo menos uma vez ao mês para fertilizá-la. Por fim, coloque as dicas de como cuidar de mini orquídeas em prática e tenha lindas flores por mais tempo.